No próximo dia 2 de outubro será escolhida a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Pela primeira vez estamos realmente no páreo, mas não consigo ficar 100% amarradão com a idéia. Não porque os Jogos não sejam formidáveis, pela babel de atletas e visitantes do mundo inteiro, mas sim porque não fazemos por merecer tamanha graça.
Sou da opinião que sediar uma Olimpíada ou uma Copa do Mundo deveria ser um prêmio àqueles países que demonstram respeito aos seus cidadãos, aos seus direitos básicos, ao meio ambiente. Só então, resolvidas suas questões mais urgentes, é que certos países poderiam se candidatar a alguma coisa.
No caso específico do Brasil, esses grandes eventos são sempre usados como moeda de troca para as grandes transformações urbanas e sociais que tanto sonhamos. É uma chantagem com o povo em troca de apoio. Como carioca, já fico com os dois pés atrás depois do que vi nos Jogos Panamericanos: promessa de metrô, promessa de despoluição das lagoas, promessas, promessas e mais promessas. No final das contas, o 'legado do Pan' foi a conta bancária do Cesar Maia, Carlos Nuzman e mais meia dúzia. Lamentável.
Como disse, temos chances reais de levar: Toquio, Madri e Chicago estão caidinhas com a crise, Lula "é o cara", nunca houve Jogos na América do Sul... enfim, está tudo inacreditavelmente conspirando a favor. E, se levarmos mesmo, o Lula vai botar essa na conta dele com certeza, aguardem.
É isso, Rio 2016! Vejam se o video confere com a realidade. O que uma boa direção e bons recursos técnicos não fazem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário